sexta-feira, abril 16, 2010

Palácio Capanema



O senador Paulo Duque entrou com um projeto, no Congresso, para que o Governo Federal faça doação, ao Estado do Rio de Janeiro, do Edifício Gustavo Capanema. O texto da proposta aponta, entre as motivações para sua aprovação, a necessidade de uma sede para o DETRAN, que hoje ocuparia, hoje, um prédio alugado. Posteriormente, o governador Sergio Cabral declarou que ali poderia ser instalada a sede do comitê dos jogos olímpicos.

Como é do conhecimento geral, o prédio foi construído a partir de um croquis de Le Corbusier para abrigar o Ministério da Educação e da Saúde, é conhecido mundialmente como um marco da arquitetura moderna brasileira e tornou-se patrimônio nacional tombado pelo IPHAN desde 1948. A equipe de arquitetos, chefiada por Lúcio Costa, era composta por Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcelos. Painéis, jardins, esculturas foram realizados por Candido Portinari, Roberto Burle Marx, Celso Antonio, Bruno Giorgi, Jacques Lipchitz, Adriana Janacopoulos.

O Ministério da Educação apresentou recentemente, no âmbito do Acordo Brasil/UNESCO, uma proposta para implantar ali o Centro de Memórias da Educação e da Cultura, visando a revitalização do prédio, a disponibilização, ao público, de seus espaços e acervo e sua utilização como lugar de pesquisa sobre a produção acadêmica em educação e cultura.

A proposta do senador Paulo Duque foi aprovada no Senado e encaminhada para a Câmara, onde se encontra para exame e votação. Diante da iminência de deturpação do uso daquele prédio símbolo cultural do país, teve início uma mobilização para tentar reverter a ameaça.

A manifestação de apoio pode ser feita pela adesão à petição criada pelo deputado estadual Alessandro Molon e que pode ser acessada através do endereço:

http://www.PetitionOnline.com/Capanema/petition.html

Nenhum comentário: