sexta-feira, julho 11, 2014

Haute Route

Acordei como de costume às 05:10 da manhã para a caminhada de 30 minutos na esteira lá do prédio... Acordo sempre feliz em conseguir ter essa determinação. Hoje, em especial, estava frio, uns 17ºC (frio pro Rio, óbvio), escuro e chuvoso... Poderia muito bem pensar fácil em algumas desculpas para ficar de preguiça e dormir uma hora a mais, mas não - o compromisso é comigo mesma! Troquei de roupa, escovei os dentes e desci.
O ritual é sempre o mesmo: acendo a luz, abro a porta que dá pra área externa pra aproveitar o ventinho da manhã, ligo a TV, escolho um canal com algum programa de imagens e com legenda (pra não fazer muito barulho) e faço o workout mais básico da esteira.
É o segundo dia que ponho no canal Off da TV a cabo - estava vendo um programa sobre Chamonix, na Franca - capital do turismo aventura (se quiser ver o resumo clique aqui). As moças caminharam por todo o lugar, fizeram rapel e canionismo tendo um visual absurdo de lindo pra admirar - o mergulho ao final era numa águinha de 7ºC, oriunda de degelo de glaciar. :-)
Depois começou um programa chamado Better than Four que, lendo agora, descobri que é só sobre ciclismo ("Better Than Four mescla o mundo das competições com o espirito livre do backcountry para mostrar todos os aspectos do ciclismo."). É essa a razão desse post!


















O episódio de hoje era sobre uma maratona de ciclismo amador, a Haute Route nos Alpes, que dizem ser a mais difícil e em maiores altitudes entre todas as outras que existem. São 7 dias de prova, cada dia com 3 a 9 horas de pedal morro acima na região dos Alpes! Tem ciclista de todos os tipos, mas, claro, todos em muito boa forma, com experiência e algum tempo de treino. O pessoal ingere pelo menos 5000 calorias por dia, usando o tempo que dá, entre as paradas e as provas. Acontece de tudo no caminho: tem gente que passa mal, que se machuca, que desiste, tem gente que vai adiante com mais facilidade, famosos se juntam aos competidores... Tinha até uma equipe do Quênia - como são conhecidos por sua resistência física e velocidade com os pés, resolveram treinar e ver como se saiam nessa prova e nessas circunstâncias. Pra ver: um queniano que pedalava fazia apenas um ano chegou em terceiro lugar numa das etapas, alguns metros apenas depois do 1º e 2º lugares que são atletas profissionais!
Mas o mais legal de tudo, além das imagens liiiindas de viver, é ver o desafio que existe para cada um, cada um ao seu nível, e que todos são respeitados. Essa é a beleza do esporte!
Para quem quiser assistir, descobri os horário alternativos: 11 JUL 2014 - 17:00; 12 JUL 2014 - 09:00; 13 JUL 2014 - 00:00 e 14 JUL 2014 - 04:00.
Bom último dia útil da semana! Dessa semana que já vai tarde! ;-)

(Quero "dias inúteis"!!!)

Nenhum comentário: