segunda-feira, dezembro 29, 2014

Cura para 2015

Lindo, lindo, lindo e muito preciso, no sentido de precisão, além de ser tudo isso muito necessário para o nosso mundo, nossos relacionamentos, não só no Natal, mas no dia-a-dia!

Exortação de Natal do Papa Francisco:

"Curar a sua vida espiritual, o seu relacionamento com Deus, porque esta é a espinha dorsal de tudo o que fazemos e o que somos. Um cristão que não é alimentado pela oração, pelos Sacramentos e pela Palavra de Deus, inevitavelmente murcha e seca. Curar a vida espiritual; curar a vida familiar, dando a seus filhos e aos seus entes queridos não só dinheiro, mas acima de tudo, tempo, atenção e amor; curar sua relação com o outro, transformando a fé em vida e as palavras em boas obras, especialmente aos mais necessitados; curar o vosso falar, purificando a língua de palavras ofensivas, de vulgaridade e frases mundanas; curar as feridas do coração com o óleo do perdão, perdoar as pessoas que nos feriram e cuidar das feridas que fizemos no outro; curar o vosso trabalho, levando-o com entusiasmo, humildade, competência, paixão e com alegria de agradecimento ao Senhor; curar-se da inveja, da luxúria, do ódio e dos sentimentos negativos que devoram a nossa paz interior e nos transforma em pessoas destruídas e destrutivas; curar a amargura que nos leva ao sentimento de vingança e a preguiça que leva a eutanásia existencial, do orgulho e da lamentação que leva ao desespero. Pedir ao Senhor sabedoria, para não dizer palavras ofensivas que depois deixam a boca amarga. Cuidemos dos nossos irmãos mais fracos, os idosos, os doentes, os famintos, os sem-teto. Curar o Santo Natal para que não seja mais uma festa do consumismo, da aparência e de presentes inúteis e supérfluos, mas que seja a festa da alegria de acolher o Senhor no presépio e no coração. Cada um de nós deve pensar: "O que preciso curar primeiro?". Pense nisto, mas sobretudo curar a família! A família é um tesouro, os filhos são um tesouro. Imagino como mudaria o nosso mundo se todos curassem e tratassem seriamente seu relacionamento com Deus e com o próximo e se colocássemos em prática a regra de ouro do Evangelho, proposto por Jesus no sermão da montanha: "Tudo o que quereis que os homens façam a vós, fazei vós também a eles".

Este é o verdadeiro Natal, a paz que precisa do nosso entusiasmo, do nosso cuidado, aquecer o coração gelado e iluminar os olhos com a luz do rosto de Jesus!"

Nenhum comentário: