quinta-feira, julho 14, 2011

Precisamos nos reencantar!

"Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com... o amor. Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo. Justo pelo motivo da intimidade. (...) Se a gente cavar um buraco ao pé da goiabeira do quintal, lá estará um guri ensaiando subir na goiabeira. Se a gente cavar um buraco ao pé do galinheiro, lá estará um guri tentando agarrar no rabo de uma lagartixa. Sou hoje um caçador de achadouros da infância. Vou meio dementado e enxada às costas cavar no meu quintal vestígios dos meninos que fomos (...)."

[Manoel de Barros]



Roubado do FB de minha amiga de escola Danielle Calandino!
Adorei o texto... Fez lembrar do quintal da minha casa, onde cresci, em Jacarepaguá... Do terreno baldio onde soltávamos pipa, da vila que brincava com meu irmão e nosso amigo Bruno. Da banheira de ferro "vintage" com o Flamboyant plantado dentro, sua folhas pequenas e as flroes vermelhas! Dos coelhos nas gaiolas do quintal... Das dezenas de aquários que lavávamos no final de semana com meu pai e minha mãe. Do cheiro de creolina de quando lavávamos o quintal... Das galinhas, do pé de maracujá que subia pelo arame que meu pai amarrou e que atraía as broboletas cor de laranja e preto... do cachorro Scooby que viveu com a gente desda infância até a adolescência! Dos passarinhos de meu pai, trinca-ferro, sabiá, canarinho, azulão... Nossa, quanta memória só de lembrar da palavra QUINTAL.

Saudade.

2 comentários:

disse...

... e, continuando: o Tiê Sangue, o Melro Zé... O Azulão era o Beto Guedes(adorava ouvir Beto Guedes e cantar junto). Ah... e o Bem-te-vi de Gaiola, que gritava enloquecido ao ver o seu pai?
A loucura dos gatos correndo Danup, Danete e Danou-se. Tigrano brincando com a pata na água do aquário da Tilápia Solitária. E o Gaio (o pobre camundongo que tomou banho de cloro e ficou ruivinho ruivinho...) Gisele, Gabi, Diana, Neguinha... Miá, Feijoada, Bota-fogo... ê-L@iá...
E o viveiro do Nando que foi para o terraço? Lembra do Danup agarrado nele e seu pai agarrado no Danup, tentando demovê-lo da idéia de caçar passarinhos no viveiro...?

B. disse...

SIM, lembro de tudo isso!!! Agora forma mais memórias! Adorei! :-)
Ê L@aiá!!!